O teto de reajuste dos medicamentos, estabelecido pela pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), passa a valer nesta segunda-feira (31). Com os percentuais definidos, os preços podem mudar a partir desta data.
O reajuste máximo para os remédios em 2025 é de 5%. De acordo com o órgão, a definição de um limite máximo visa proteger os consumidores de abusos por parte das indústrias.
Contudo, isso não significa um aumento automático dos preços praticados. Agora, fica a cargo dos fornecedores – farmacêuticas, distribuidores e lojistas – determinarem o preço de cada produto colocado à venda, respeitados o teto legal estabelecido e as estratégias diante da concorrência.
Como ficam os reajustes?
Os fornecedores de medicamentos podem ajustar os preços dos produtos, respeitando os seguintes limites máximos, que variam de acordo com o nível do medicamento:
Medicamentos de Nível 1, o aumento pode ser de até 5,06%: essa faixa corresponde aos remédios cujos concorrentes genéricos têm participação em faturamento igual ou superior a 20%.
Já no Nível 2, o aumento é de até 3,83% e corresponde aos genéricos que representam uma parte entre 15% e 20% do mercado.
Para os que se encontram na faixa de Nível 3 o reajuste é de até 2,60%, esses são os genéricos que têm menos de 15% do mercado.
O reajuste de 2025 é maior que o aprovado em 2024, que foi de 4,5%, correspondente ao índice de inflação do ano. A lista com os preços máximos que podem ser cobrados pelos produtos fica disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Fonte: https://primeirapagina.com.br/economia/reajuste-de-5-sobre-medicamentos-pode-ser-aplicado-a-partir-desta-segunda/
Olá, deixe seu comentário para Reajuste de 5% sobre medicamentos pode ser aplicado a partir desta segunda
Nosso Site MS Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X